A importância dos pais na vida escolar dos filhos



Todos nós, pais e educadores, sabemos da importância de uma boa formação educacional para o futuro de nossos filhos. Porém, quando o assunto é sobre a participação dos pais na vida escolar dos filhos, algumas falhas ainda são comuns e logo surgem as explicações: a falta de tempo, a rotina conturbada, a atenção que tem de ser dividida entre os outros membros da família, enfim, várias justificativas.

Precisamos ter consciência de que demonstrar interesse pela vida escolar de nossos filhos é fundamental para o seu processo de aprendizagem e desenvolvimento escolar.

Nossos filhos são o futuro do planeta, aqueles que darão continuidade e contribuirão para a sustentabilidade! Mas para que isso ocorra da melhor maneira, precisamos compreender suas características e necessidades, estando presente em suas vidas.

Você busca o seu filho na escola, e depois?

Devemos entender que a educação não se constrói somente no período em que nossos filhos estão no âmbito escolar. A educação não pode ser somente delegada a Escola. Aluno é transitório, filho é para sempre! Educação de ensino é com a Escola. Educação de valores é com os pais.

Quando você demonstra interesse pelos estudos e pelas experiências escolares de seu (s) filho (s), ele se sente valorizado e se desenvolve de maneira segura e com auto-estima.

Assim, todos saem ganhando: o seu filho, a sua família e a escola!

“Educar não é cortar asas e sim orientar o voo.” –Paulo Freire.