Volta às aulas: organização e rotina são fundamentais.



Assim como nós adultos, as crianças e os adolescentes precisam de uma rotina. E quando falamos sobre rotina, não estamos nos referindo à monotonia, muito pelo contrário, não podemos confundir monotonia com rotina!

A rotina está ligada a organização! É preciso organizar, separar um tempo adequado para cada coisa, a fim de que cada tarefa seja desempenhada de forma eficiente. Monotonia é quando não gostamos daquilo que fazemos, por isso precisamos fazer coisas que nos dêem prazer e satisfação!

Numa rotina que é dividida entre estudos e algumas atividades extracurriculares, é preciso que as nossas crianças e adolescentes tenham um dia-a-dia planejado. Horário de sono regular, alimentação equilibrada e hábitos de estudos são fundamentais para que o desempenho escolar seja satisfatório.

Uma dica importante: Ter um lugarzinho reservado para os estudos é fundamental. Reserve um local com pouco barulho, longe de aparelhos eletrônicos e com uma boa luz. Peça ajuda ao seu filho (a) para montar este espaço, deixe-o soltar a criatividade e estimule-o a estar sempre buscando conhecimento. Que tal começar a preparar este cantinho hoje mesmo?

“A educação é um processo social, e desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida.” (John Dewey)