O Colégio Sagrada Família, Escola de Educação Básica, procurando atender a finalidade de sua mantenedora, é uma comunidade educacional Confessional Católica a serviço da formação de crianças, jovens e adultos. Busca desenvolver sua ação educacional nos princípios da Educação Cristã que considera o aluno ativo de seu processo educativo, numa visão integral de pessoa, inserido num contexto histórico sócio cultural.

A finalidade é formar cidadãos na criticidade, capazes de compreender, analisar e intervir na realidade com responsabilidade e compromisso frente aos novos desafios. Propõe uma educação evangélico-libertadora que possibilita ao professor e alunos serem sujeitos da História, capazes de julgar e propor alternativas, na busca de soluções para os problemas sociais, visando construir um mundo justo e fraterno, por meio de postura ética e ações que promovam a dignidade humana.

O Colégio Sagrada Família tem como fundamento de sua prática pedagógica, os princípios educacionais de Maria Teresa de Jesus Gerhardinger, fundadora da Congregação das Irmãs Escolares de Nossa Senhora (IENS), em sua pedagogia ativa do ” aprender fazendo” .

Esses fundamentos nos permitem compreender o processo de interação existente entre pensamento e atividade humana, partindo do pressuposto da formação integral que reconhece o indivíduo como resultado das diversas interações com o meio, considerando-o como centro e sujeito do processo de apropriação do conhecimento, que é visto como um processo de construção e reconstrução, elaboração e reelaboração do saber, considerando as contradições existentes no ambiente sócio-político.

A escola, como instituição social, possibilita o crescimento humano nas relações interpessoais e propicia a apropriação do conhecimento, transformando e criando meios que favoreçam a convivência humana.

A finalidade da escola é oportunizar a construção do conhecimento, instrumentalizar o aluno para resolver situações problemas, segundo o contexto e se relacionar com os diversos espaços sociais. É formar cidadãos, educando-os na criticidade, respeitando as diferenças culturais, trabalhando a inclusão, respeito ao diferente e desenvolvendo uma consciência ecologicamente integrada, visando uma sociedade fundamentada na solidariedade, na ética e na justiça, por meio do desenvolvimento de uma cultura eco-sustentável.